Você já teve o sonho de ser um grande jogador de futebol? Esse costuma ser um dos grandes sonhos de crianças. Quem nunca recebeu aquela pergunta que é tão comum na primeira infância: “o que você quer ser quando crescer?”, e respondeu que gostaria de ser um grande e talentoso jogador de futebol, não é mesmo?
No post de hoje, vamos falar um pouco sobre como se tornar um jogador de futebol melhor. Fique com a gente!
Treine muito
Quando assistimos aos jogos pela televisão, aqueles 90 minutos que definem o resultado de um jogo são apenas o resultado de uma sequência de muito trabalho e muito treino. Quem vê de fora, não imagina a rotina intensa de treinos e exercícios que um atleta de futebol precisa vivenciar.
Bom, aqui não tem segredo. É preciso treinar, e muito. Jogue o máximo que puder, seja profissionalmente, ou com amigos, caso você seja um jogador amador que quer se tornar profissional. O futebol, além de sua parte tática, é um esporte que demanda muito da parte física. Correr rápido, manter o desempenho durante o tempo total de jogo, conseguir ter reflexo rápido. Tudo isso é essencial, e faz toda a diferença no desempenho do jogador. Por isso, treinar muito precisa ser quase como uma religião.
Tenha acompanhamento profissional
Outro ponto muito importante para quem quer ser um melhor jogador de futebol é ter acompanhamento profissional. Isso é essencial para que você consiga melhorar o seu desempenho otimizando ao máximo possível os resultados. Podemos até pensar que somos bons sozinhos, ou que o acompanhamento profissional é exagero, mas quando se trata de se tornar um jogador cada vez melhor, esse é um ponto que deve ser levado em conta e fará muita diferença.
Ah, e aqui estamos falando tanto sobre a parte de treinos, com acompanhamento de um treinador e preparador físico, como também sobre acompanhamento profissional de um profissional de nutrição, para ajudar a cuidar da alimentação — que, aliás, é nosso próximo tópico!
Cuide bem da alimentação
Bom, se você quer evoluir como jogador de futebol, você precisará fazer escolhas e abrir mão de muita coisa, como festas, comilança e bebida alcoólica. Esses pequenos prazeres da vida precisam ser altamente dosados quando você é atleta, pois acabam impactando muito no desempenho.
Como falamos no tópico anterior, o profissional da nutrição é essencial para te ajudar a criar e seguir uma alimentação balanceada e saudável, que vai ser muito importante para melhorar seu desempenho. Portanto, já prepare o psicológico para trabalhar esses hábitos saudáveis em prol do seu desempenho no esporte.
Tenha uma rotina
Quando temos uma rotina, fica muito mais fácil seguir nossos cronogramas de treinos e alimentação, por isso ela é tão importante. Crie, junto dos profissionais que te acompanham, uma rotina completa, com horários definidos para as atividades e definições também para a sua alimentação.
Pode parecer bastante difícil no início, e realmente será, especialmente se isso significar grandes mudanças na sua vida. No entanto, esse é um esforço que vale a pena e que, a cada dia, se torna menor. O livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg, que diz que quando você consegue repetir uma rotina durante 21 dias, você torna isso um hábito. Foque nisso!
Quando conseguimos fazer tarefas ou atividades simples do dia-a-dia se tornarem hábitos, fica muito mais fácil segui-los e não perder o foco.
E aí, o que você achou dessas dicas? O que mais você recomendaria para alguém que quer se tornar um melhor jogador de futebol? Me ajude a complementar essa lista! Deixe o seu comentário e até a próxima!